O momento atual é único na história da humanidade. O planeta todo está trabalhando no isolamento das pessoas para não propagar uma situação em que milhões de pessoas podem ser infectadas.
Mas, dentro deste cenário, o que as empresas devem fazer para continuar com o controle de seus colaboradores de maneira prática, econômica e, principalmente, eficaz?
Na última semana, a presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministra Maria Cristina Peruzzi, anunciou que “o próprio empregado vai exercer vigilância sobre a sua jornada e se ela ultrapassar os limites que a lei e a Constituição preveem, ele terá um direito subjetivo seu violado, e poderá ir à Justiça do Trabalho”.
Baseado nessa fala da ministra, as empresas devem mudar sua postura com relação ao controle e gerenciamento das horas trabalhadas pelos funcionários em home office. Não apenas durante a pandemia, mas sim como uma nova realidade.
Proteger o trabalho remoto, não é apenas uma questão de tecnologia. É uma questão cultural das empresas. O trabalho de casa traz novos desafios de segurança e uma oportunidade para mudarmos a maneira como fazemos negócios, para melhor. O trabalho remoto não deve ser fonte de temores. Não se trata de perder o controle. Ele envolve descentralizar sua força de trabalho e permitir que ela trabalhe de outras maneiras. A longo prazo, isso agrega um valor enorme para toda a empresa.
O interesse em continuar com equipes atuando remotamente ou em home-office é uma realidade que todos estamos experimentando, e gostando diga-se de passagem. Pesquisas já demonstram que 30% das empresas que adotaram o trabalho remoto durante a quarentena irão mantê-lo pós quarentena. Os benefícios são muitos: melhora no desempenho e eficiência dos funcionários, redução com tempo gasto com deslocamentos e trânsito, o que também ajuda no meio ambiente, e redução de custos para a organização (p.e. uma estação de trabalho, localizada na zona sul de São Paulo custa em média de R$ 750 a R$ 950,00 por funcionário por mês).
Para conseguir fazer o trabalho remoto funcionar, é necessária uma combinação de infraestrutura, ferramentas e flexibilidade adequadas e que façam a diferença na manutenção do dia a dia. Peduzzi ainda avalia que atualmente é possível ter total controle das atividades remotas com as tecnologias atuais. “Quem pode atestar que ele (o trabalhador) não estava usando o computador ou o e-mail para uso pessoal? É mais difícil exercer a vigilância. Nós temos que tentar superar, porque realmente sentar e chorar é uma possibilidade, mas vai agravar a situação.”
Por isso as empresas devem adotar desde já ferramentas que possam aferir de maneira efetiva a presença do trabalhador nas datas e horários acordados. Para isso, um sistema que possa oferecer flexibilidade ao trabalhador, como biometria ou reconhecimento facial integrados em um celular, registrar o ponto através do próprio desktop ou Tablet, controlar tarefas e atividades que permita aos gestores e a empresa acompanhar a rotina de trabalho dos funcionários, além de várias vantagens, como segurança das informações armazenadas em nuvem, alertas em tempo real e Dashboards com indicadores que auxiliem o controle pelo colaborador e previnem a empresa de possíveis situações jurídicas desnecessárias e custosas mais adiante. Controlar a produtividade e as horas extras de seus colaboradores pode ser o diferencial de continuidade de sua empresa no mundo atual.
Para auxiliar as empresas neste momento de crise e para aquelas que querem aproveitar a oportunidade de rever seus conceitos e mudar a forma como gerenciam o trabalho das suas equipes, a Orhganiza possui a solução ideal: sistema de ponto eletrônico online que permite o registro e a gestão da jornada de trabalho por meio de um aplicativo para Android e IOS, Tablet, Portal Web ou por um telefone fixo.
Tudo isso de forma simples, rápida, segura e dentro da lei, a um custo extremamente acessível, eliminando o uso do papel, aquisição de relógios e gastos com manutenção e processos jurídicos trabalhistas demorados e caros.
Adote a solução da Orhganiza para seus colaboradores e para sua empresa.
Ou entre em contato conosco.