Entender as mais variadas jornadas de trabalho nem sempre é tarefa fácil. Controlar os horários de cada um dos colaboradores, cada qual com sua jornada, é mais complexo ainda. O RH precisa de informações sólidas e sistemas intuitivos para sempre obter os dados de forma mais organizada possível, além de deixar os colaboradores seguros e sem preocupações.
Neste post, mostraremos as variedades de escalas e como é necessária a utilização de tecnologia intuitiva e que dê agilidade para a obtenção de informações.
Escala 5×1: a cada cinco dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de folga. Nesta escala, a Constituição determina que cada dia trabalhado será de, no máximo, 7 horas e 20 minutos.
Escala 5×2: a cada cinco dias trabalhados, o colaborador folga 2 dias (é o mais utilizado no mercado, lembrando que a folga geralmente é nos finais de semana, e se ele tiver que ir ao local de trabalho a hora extra deve ser paga em dobro).
Escala 6×1: a cada 6 dias trabalhados, 1 dia de descanso. Lembrando que, segundo a CLT, o colaborador não pode ultrapassar 8 horas diárias, somando 44 horas semanais.
Escala 12×36: o colaborador trabalha 12 horas seguidas e folga 36 horas. Esse tipo de escala só pode acontecer de acordo com Acordo Coletivo.
Escala 18×36: no mesmo caso acima, só que com 18 horas consecutivas e folga de 36 horas.
Escala 24×48: o colaborador trabalha 24h e folga 48h.
Além disso tudo, temos que levar em consideração os intervalos, conforme determinado na reforma trabalhista:
– Em jornadas de meio período (6h), deve-se conceder um intervalo de 15 minutos.
– Em jornadas integrais (acima de 6h), deve-se conceder um intervalo. Ele deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas (fora o período de expediente). Por exemplo, um colaborador que entra às 08hrs, com 1 hora de intervalo, deve encerrar o expediente às 17hrs.
– Em todos os tipos de escala/expediente, deve-se conceder ao menos 1 dia de descanso semanal remunerado, por 24 horas consecutivas.
A Lei obriga que toda empresa que possui mais de 20 colaboradores a ter um sistema de registro de ponto para controlar as horas trabalhadas de cada contratado. Multas e processos custosos podem ser aplicadas em caso de descumprimento da CLT.
Por este motivo, controlar as informações de acesso de seus colaboradores é imprescindível para a manutenção correta da sua empresa. Ainda mais agora, com o home office mais presente do que nunca, a gestão inteligente de ponto é algo que não se pode abrir mão.
A solução da Orhganiza faz a gestão de ponto do início ao fim, com todas as informações precisas, dados organizados, relatórios variados e, o mais importante, deixando o RH focando no que mais importa: nas pessoas.
Adote a solução da Orhganiza para seus colaboradores e para sua empresa.
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