Como funcionam as escalas de trabalho?

Como funcionam as escalas de trabalho?

Entender as mais variadas jornadas de trabalho nem sempre é tarefa fácil. Controlar os horários de cada um dos colaboradores, cada qual com sua jornada, é mais complexo ainda. O RH precisa de informações sólidas e sistemas intuitivos para sempre obter os dados de forma mais organizada possível, além de deixar os colaboradores seguros e sem preocupações.

Neste post, mostraremos as variedades de escalas e como é necessária a utilização de tecnologia intuitiva e que dê agilidade para a obtenção de informações.

Escala 5×1: a cada cinco dias trabalhados, o colaborador deve ter um dia de folga. Nesta escala, a Constituição determina que cada dia trabalhado será de, no máximo, 7 horas e 20 minutos.

Escala 5×2: a cada cinco dias trabalhados, o colaborador folga 2 dias (é o mais utilizado no mercado, lembrando que a folga geralmente é nos finais de semana, e se ele tiver que ir ao local de trabalho a hora extra deve ser paga em dobro).

Escala 6×1: a cada 6 dias trabalhados, 1 dia de descanso. Lembrando que, segundo a CLT, o colaborador não pode ultrapassar 8 horas diárias, somando 44 horas semanais.

Escala 12×36: o colaborador trabalha 12 horas seguidas e folga 36 horas. Esse tipo de escala só pode acontecer de acordo com Acordo Coletivo.

Escala 18×36: no mesmo caso acima, só que com 18 horas consecutivas e folga de 36 horas.

Escala 24×48: o colaborador trabalha 24h e folga 48h.

Além disso tudo, temos que levar em consideração os intervalos, conforme determinado na reforma trabalhista:

– Em jornadas de meio período (6h), deve-se conceder um intervalo de 15 minutos.

– Em jornadas integrais (acima de 6h), deve-se conceder um intervalo. Ele deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas (fora o período de expediente). Por exemplo, um colaborador que entra às 08hrs, com 1 hora de intervalo, deve encerrar o expediente às 17hrs.

– Em todos os tipos de escala/expediente, deve-se conceder ao menos 1 dia de descanso semanal remunerado, por 24 horas consecutivas.

A Lei obriga que toda empresa que possui mais de 20 colaboradores a ter um sistema de registro de ponto para controlar as horas trabalhadas de cada contratado. Multas e processos custosos podem ser aplicadas em caso de descumprimento da CLT.

Por este motivo, controlar as informações de acesso de seus colaboradores é imprescindível para a manutenção correta da sua empresa. Ainda mais agora, com o home office mais presente do que nunca, a gestão inteligente de ponto é algo que não se pode abrir mão.

A solução da Orhganiza faz a gestão de ponto do início ao fim, com todas as informações precisas, dados organizados, relatórios variados e, o mais importante, deixando o RH focando no que mais importa: nas pessoas.

Adote a solução da Orhganiza para seus colaboradores e para sua empresa.

CLIQUE AQUI.

Ou entre em contato conosco.

contato@orhganiza.com.br

(11) 3080-4004

About the Author

Leave a Reply

15 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © 2020 Orhganiza - Direitos Reservados |
Open chat
Solicite uma apresentação sem compromiss